Selecione aqui seu idioma!

Dia a dia...


Vida... qual a ideia? O que é vida? Como a vivemos? Questionamentos necessários ao ser humano. Sim porque existem pessoas que vivem em condições subumanas. Às vezes reclamamos da nossa vida, no jeito como ela é e a questionamos sobre vários aspectos.
Tem pessoas, não poucas, que não tem como fazer esses questionamentos, não porque não querem, mas porque não tem como. Muitas dessas pessoas estão nas ruas por problemas alcoólicos. Quando passamos na rua, até mesmo na praça, encontramos muitas pessoas bêbadas... Mas por que vivem deste jeito? Será que não passa pela cabeça delas fazer algo para não viver assim? Ou será que estão doentes e precisam de alguém que as oriente? Sim, acho que precisam de ajuda, pois sozinhas não conseguirão sair deste vício. Essas pessoas também se envolvem com drogas, assaltos... Vou confessar que às vezes dá medo.
Isso não só existe na minha cidade, mas sim, em todo o Brasil, e até no mundo inteiro.  Quando passamos por eles, rimos, gozamos e até fizemos piadas.. Mas e aí, eu me pergunto: eles não são pessoas, são seres humanos que nem a gente? Sim, são! E é por isso que precisam de ajuda! Por isso que eu, enquanto sigo escrevendo essa crônica, fico imaginando como essas pessoas que não tem para onde ir, se sentem, sendo humilhadas, e até mesmo barradas de entrar ou frequentar certos lugares.
No Brasil e no mundo, em pleno século XXI, ainda tem, e muita, discriminação. Por isso continuo me questionando: quem discrimina? O que elas pensam quando fazem isso? A discriminação, seja ela racial, social, política, religiosa, sexual, ou idade, pode levar à exclusão social. É isso mesmo, exclusão social! Quem diria pessoas excluindo os mais velhos, os que deveríamos idolatrar, mas muitas vezes excluímos da sociedade. Muitas famílias, até mesmo quem tem condições financeiras, abandonam seus pais, ou os netos abandonam os avós, em abrigos. É isso mesmo, em abrigos! E muitas vezes nem vão visita-los em seus aniversários, dar parabéns, eles se esquecem dos seus pais ou avós.
Se ver abandonado deve ser muito triste, porque saber que você criou seus filhos, com tanto amor e carinho, e eles depois em vez de dar isso em troca, te abandonam em um abrigo. Tem abrigos, que quem está lá para cuidar dos mais velhos, dá amor, carinho, respeito... Mas outros lugares espancam, não dão alimento, e deixam os mais velhos até em situações críticas. E a vida segue... e eu continuo com meus questionamentos: em que sociedade vivemos? 

Por: Fernanda Baldasso

Nenhum comentário:

Postar um comentário