Selecione aqui seu idioma!

A população anda muito preguiçosa



Já ouviu aquele ditado, que, aliás, já foi tema de vestibular: “dar o peixe, ou ensinar a pescar?” Então, é o ganhar o peixe, literalmente, o que vimos ultimamente. Ninguém mais quer trabalhar, só quer ganhar tudo fácil. A começar com esses meios que o governo arranja de “facilitar” a vida dos brasileiros com: bolsa família, bolsa santa renda, bolsa crack, bolsa não sei do quê... e o que nos deixa indignados é que todas elas são conquistadas sem fazer nada, sem trabalhar. Só esperando receber o dinheiro para garantir as compras e lazeres do mês, enquanto trabalhadores lutam todos os dias e mal conseguem sustentar dignamente suas famílias. Volto a ressaltar: essas pessoas em vez de ganhar o peixe, deveriam aprender a pescar, se é que você me entende! Deviam dar trabalho à população, não só o salário. Não vou ficar só falando isso, pois tem gente que é disposta a trabalhar, que quer ganhar dinheiro de forma honesta, mas sei lá, não conseguem por causa de suas condições, sua cor, onde moram. Essas pessoas ou outras que não podem trabalhar por causa de doenças, sim merecem reconhecimento.

Mas, é só a classe que devia ser trabalhadora que quer tudo de mão beijada, da forma mais fácil? Infelizmente não! Vou destacar principalmente os estudantes, a classe da qual faço parte, porém não me incluo na parte dos que não querem nada com nada(é a verdade, não quero fazer pose de bonzão). Eles só querem saber de moleza e de coisa fácil. Não querem estudar para valer, só vão à escola porque são obrigados, ou só vão à faculdade,  porque os pais querem vê-los formados. Isso se dá porque todo pai e mãe sente-se orgulhoso de ver que seu filho se empenhou e conseguiu o diploma.

Vejamos. Estudantes de anos atrás, da época de minha mãe e de meu pai, como eles me contam, gostavam de estudar. Todo dia em casa eles retomavam conteúdo, mas não porque os pais os obrigavam, também, mas principalmente porque eles queriam, tinham gosto pelo estudo. Sabiam que para ser alguém na vida, precisavam ser pessoas cultas, adquirir conhecimento. Claro, que havia um ou outro que não era muito de estudar, que deixava as tarefas e provas de lado, mas que diferentemente dos estudantes de hoje, tinham acima de tudo, respeito por seu professor. Hoje em dia vemos casos em que o aluno chega a agredir o professor, por não receber uma nota alta, uma nota maior do que mereciam. Não a conseguiram, e não a merecem porque não estudaram, tiveram preguiça de sair do computador e pegar um livro na mão, para preparar-se para a prova do dia seguinte.

Eu imagino que isso tudo que citei acima, pelo que ouço e vejo, seja verdade, mas, não posso afirmar, pois sou apenas um garoto de treze que foi incumbido de escrever uma crônica sobre algum assunto. Escolhi esse, pois, acho que vale a pena ser ressaltado. Vamos todos deixar a preguiça de lado e ir trabalhar ou estudar, seja lá o que vocês fazem! Você estar pensando: é uma crítica? Respondo-lhe: essa é minha critica sobre a população de hoje, representada pela imagem que ilustra esta crônica que prefere ficar sentado, relaxado, em “berço esplêndido”,  a estudar ou trabalhar.

Por: Vitor Bernardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário